Cana-de-açúcar pode resfriar a temperatura local, diz pesquisa

20/04/2011 13:57

Canaviais brasileiros podem ajudar a diminuir temperatura em áreas que já foram desmatadas por outras culturas

por Redação Galileu
Editora Globo
Andre Vieira/Getty Images

A cana-de-açúcar já é utilizada para a produção de etanol, biocombustível que polui menos do que derivados de petróleo, por exemplo. Para aumentar ainda mais a moral da cana, cientistas do Instituto Carnegie, nos Estados Unidos, descobriram que o cultivo a planta também ajuda no resfriamento do clima local. A pesquisa foi divulgada na publicação Nature Climate Change

O autor Scott Loarie e sua equipe usaram dados de satélite para monitorar os efeitos do cultivo da cana no cerrado brasileiro. Quando houve a conversão da vegetação nativa em pastagens ou outras culturas, a área ficou 1,6 ºC mais quente. No entanto, quando estas regiões desmatadas por outras culturas foram convertidas em plantação de cana, o clima local resfriou 0,9 ºC em média.

>> Carro sustentável pode ser feito à base de frutas, diz cientista brasileiro
>> Folha artificial reproduz fotossíntese

A explicação dos pesquisadores é que o vegetal reflete mais o calor do Sol, além de liberar  vapor d' água mais frio e em maior quantidade do que outros tipos de plantação, o que diminui a temperatura em volta do canavial. Para chegar a essa conclusão, eles mediram temperatura, refletividade,  perda de água da planta por transpiração e a perda de água do solo por evaporação. 

Mas nada substitui a vegetação natural quanto ao resfriamento do ambiente. Os efeitos favoráveis reconhecidos na pesquisa estão ligados ao cultivo da cana em locais já desmatados e que foram ocupados anteriormente por outras culturas. A diminutição da temperatura não acontece quando em áreas cuja vegetação natural foi substituída por canaviais.